Quase 213 mil contribuintes que tinham caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 210 milhões na quinta-feira, 31 de maio. A Receita Federal já disponibilizou consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física de março.

A consulta pode ser feita a partir das 10h, na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito na conta informada na declaração do Imposto de Renda. Ao todo, 2132,7 mil contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Desse total, aproximadamente 2,8 3 mil têm mais de 80 anos, 21,5 mil têm entre 60 e 79 anos, 2,1 mil têm alguma deficiência física, mental ou doença grave e 7,5 mil têm o magistério como principal fonte de renda.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./ABr