As eleições do Sistema CRC (Conselhos Regionais de Contabilidade) em todo o País serão realizadas em breve. Recente houve publicação das chapas concorrentes, e o Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) destaca que a participação de todos os Profissionais da Contabilidade é obrigatória, porém, mais do que isso, ressalta a importância de que seus associados participem efetivamente das votações dos Conselhos, uma vez que a votação é decisiva para a profissão, por estar diretamente ligada à regulamentação, representação e desenvolvimento da profissão contábil. O ICBR não recomenda voto em nenhuma chapa específica e defende que seus associados analisem criteriosamente os candidatos de cada estado.

André Luís de Moura Pires, presidente da Diretoria Executiva do ICBR, destaca que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que tem os CRCs como seus braços nos Estados, é a entidade responsável por representar os profissionais contábeis e, portanto, participar das eleições, escolhendo os melhores representantes, permite aos contadores influir nas decisões e políticas que afetam a profissão, garantindo que suas perspectivas e interesses sejam considerados.

O ICBR, que é um fórum técnico, não faz recomendação de chapas específicas em nenhum Estado, pois esse não é o foco de sua atuação, mas recomenda a participação de seus associados no processo de escolha conselheiros, por meio do voto, principalmente.

André Pires destaca ainda a importância dos conselheiros eleitos, que são os responsáveis por estabelecer e fazer cumprir os padrões éticos e técnicos da profissão contábil. “A participação nas eleições permite que os contadores e técnicos escolham líderes que promovam e mantenham altos padrões de conduta profissional, contribuindo para a integridade e confiança na profissão.

O presidente do ICBR afirma que CFC e os CRCs são o Norte para todas as entidades contábeis, como o ICBR, que procura trabalhar em sintonia com os Conselhos em todos os Estados, e com o Federal.

André Pires, destacou ainda a importância do sistema CRC para o Programa de Educação Profissional Continuada, pois ter Conselheiros de qualidade contribui para que os critérios do programa atendam às necessidades da constante evolução da área contábil. “Mais ainda, a votação permite que os contadores e técnicos possam acompanhar de perto e influenciar a agenda da profissão, contribuindo para a discussão e implementação de políticas que beneficiam tanto os profissionais quanto a sociedade em geral, pois eles são os representantes. Por isso, a participação de cada eleitor fortalece a profissão”, disse.

O presidente do Conselho de Administração do Instituto, Aderbal Hoppe, frisou que o ICBR tem buscado desenvolver o trabalho técnico voltado, sobretudo, aos preparadores das demonstrações contábeis. “Entendemos que cada entidade tem seu papel voltado a um segmento, que prioriza por exemplo peritos, auditores, etc., mas o CFC e o Sistema CRC é que regulam o profissional de forma geral e, por isso, temos que dar atenção à eleição dos Conselhos ao mesmo tempo que fazemos o nosso trabalho, de forma a oferecer o melhor aos nossos associados”, ressaltou.