O Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) está dando mais uma oportunidade a seus associados de participarem do Seminário Ativos Intangíveis mudando para Ativos Intelectuais, realizado em março, conduzido por expoentes da Contabilidade Brasileira: Charles Holland, professor-doutor Sérgio De Iudícibus e Jorge Manoel. O evento, que agora poderá ser acessado via Portal do ICBR, no link: https://icbr.com.br/Treinamento/Video, traz uma visão completamente nova sobre a questão dos ativos intangíveis das empresas que passa pela correção de nome para ativos intelectuais.

O palestrante Charles Holland, associado ao ICBR, sócio aposentado da EY e contribuinte em diversas comissões técnicas no IBGC, ANEFAC e APC, destacou que, atualmente, 90% do valor de mercado das empresas do S&P 500 – índice do mercado de ações que reúne as 500 maiores empresas listadas nas Bolsas norte-americanas - são atribuídos aos ativos intelectuais. E, apesar disso, ainda não há uma metodologia capaz de identificar com confiabilidade esses ativos. Os ativos intelectuais abrangem a maior parcela do valor das empresas atualmente.

O professor-doutor Sérgio De Iudícibus, membro do Conselho de Notáveis do ICBR e um dos principais pensadores da Contabilidade brasileira, autor de vários livros de sucesso na área, confirmou que ainda há grandes barreiras para que a contabilidade tradicional reconheça os ativos intelectuais como parte do patrimônio das empresas.

Por isso, a área contábil, em especial os reguladores e a academia, ainda precisam focar esforços na busca de metodologias para identificar e mensurar os ativos intelectuais. Por isso mesmo, hoje em dia, as informações prestadas pela contabilidade aos executivos, donos das empresas e investidores, de forma geral, vêm ocorrendo de maneira incompleta, levando-se em conta basicamente os chamados ativos tangíveis.

O evento foi mediado por Jorge Manoel, sócio aposentado da PWC, conselheiro independente de várias empresas, atuante nas comissões técnicas no IBGC e APC.

O palestrante é acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e autor do capítulo 4 (Os Conceitos que fundamentam as Normas Internacionais de Contabilidade em vigor precisam ser atualizados), do livro Pronunciamentos Contábeis e tendências da Contabilidade, publicado pela APC, que contém os principais argumentos e fundamentações técnicas necessárias sobre assuntos Ativos Intelectuais, podendo ser acessado clicando aqui.

 

Oportunidade

A participação na versão on line do seminário é gratuita, tanto para associados quanto para outros interessados. É importante frisar que a associação ao ICBR é gratuita e também não é cobrada nenhuma taxa mensal ou anual dos contadores.

O Seminário Ativos Intangíveis mudando para Ativos Intelectuais on line está em registro de pontuação para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), para os Profissionais da Contabilidade com CRC ativo. É importante frisar que para se habilitar aos pontos a serem destinados com a aprovação, o participante deve ter um aproveitamento mínimo de 75%, tanto no tempo de participação quanto na avaliação aplicada.