* Prof. Dr. Fernando de
Almeida Santos
A
ética corporativa é uma temática muito importante para a competitividade
empresarial, inclusive é relevante para atrair recursos, melhorar de forma
continua a imagem institucional e contribuir para a sociedade.
“Ética”
tem origem grega, da palavra ethos, que significa modo de ser e
representa as características de um grupo, portanto representa a forma de agir
de um coletivo, em relação à sua cultura e ao seu comportamento nessa sociedade.
O conceito de Ética, porém, evoluiu na história, podendo ser considerado
caráter ou conjunto de princípios e valores morais que norteiam a conduta
humana na sociedade.
A
Ética consiste em algo que muda conforme a sociedade, a época, os conceitos e
até conforme o grupo em que os indivíduos participam. No caso da Ética
corporativa, certamente, ela varia conforme a empresa ou o ambiente em que uma
empresa está inserida, pois é reflexo da sociedade, dos produtos que
comercializa, da cultura interna e de outros fatores que compõem este ambiente.
A
Ética consiste no que fazemos com os outros, com a humanidade, com a natureza e
com o planeta.
A
Ética é resultante da Moral, pois é fruto da reflexão sobre a moralidade.
Quais
os desafios da ética Corporativa?
Em
primeiro lugar é importante compreender três fatores que desafiam a Ética
Corporativa:
Fator 1 – Com o desenvolvimento
social e a evolução da comunicação, nos deparamos em muitas situações novas,
visto que as leis e a sociedade nem sempre estão preparadas para elas, pois,
muitas vezes nem consideram a hipótese de que pode ocorrer o evento
Fator 2 – A Ética e a
responsabilidade social devem ser práticas cotidianas
Fator 3 – Há a necessidade não apenas de tolerância, mas de aceitar, respeitar, conviver e saber que há muito para aprender com a multicultura.
A
sustentabilidade é composta pelo Triple Botton Line (linha de três pilastras),
formado por aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Da
sustentabilidade, composta pelo Triple Botton Line ou “Tripé da
Sustentabilidade”, resultam três intersecções, que são Socioambiental,
Ecoeficiência e Socioeconômico:
AMPLITUDE DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL |
INTERSECÇÃO |
Ambiental e social |
Socioambiental |
Social e econômica |
Socioeconômica |
Econômica e ambiental |
Ecoeficiência |
Ambiental, social e econômica |
Sustentabilidade organizacional |
O
respeito à multicultura e as políticas que consideram as diferenças individuais
deve permear todas as práticas éticas corporativas.
A multiculturalidade
consiste em um meio formado por diversas culturas. Este ambiente pode ser uma
região, cidade, país ou ambientes institucionais.
As
pessoas que formam a empresa devem ter um olhar e agir de forma sustentável, do
ponto de vista social, ambiental e econômico. Considerando a multicultura,
certamente estarão respeitando aspectos como:
• A vida;
• A valorização do indivíduo;
• O ecossistema;
• As diferenças culturais, religiosas,
étnico-raciais e outras.
A
educação e o aprendizado contínuo, inclusive intensa atualização, são
necessários para acompanhar as novas realidades sociais e até os possíveis
impactos sociais.
Como o
mundo está em constante transformação e com drásticas mudanças, inclusive com
novas tecnologias, é comum surgirem diferentes impactos sociais e ambientais,
que necessitam de profissionais qualificados.
A
inovação possibilita, ainda, o desenvolvimento de políticas capazes de
considerar as necessidades e realidades institucionais, respeitando as
diferenças individuais e as limitações do grupo.
Peter Drucker
afirmava que cada organização terá de aprender a inovar de maneira organizada,
sendo um processo sistemático.
Se as
empresas necessitam inovar sempre na sociedade moderna, devem também utilizar a
inovação para o desenvolvimento, implantação e acompanhamento de políticas e
processos éticos corporativos.
“Inovação
é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente
melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método
organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou
nas relações externas”.
Para a
implantação das políticas Éticas é necessário o desenvolvimento de políticas de
Governança Corporativa, portanto, a empresa deve criar, aplicar e desenvolver o
seu modelo de gestão. É fundamental ter clara essa necessidade, considerando-se
o porte e as características de cada instituição. O desenvolvimento consiste na
atualização constante, considerando os rumos e as tendências internas e
externas.
Portanto,
as dimensões podem ser:
• Para definir a abordagem: servem para
definir os limites da Ética corporativa, portanto são as dimensões: sustentabilidade
e respeito à multicultura.
• Operacionais e de desenvolvimento: são
utilizadas para conseguir operacionalizar as políticas de Ética corporativa com
acompanhamento do desenvolvimento da sociedade que está inserida e do mundo
globalizado. São elas: Governança Corporativa, aprendizado contínuo e inovação.
Classificação
da dimensão |
Dimensões |
Para
abordagem |
Sustentabilidade |
Respeito
à multicultura |
|
Operacionais
e de desenvolvimento |
Aprendizado
contínuo |
Inovação |
|
Governança
Corporativa |
Mas, qual o papel do Profissional de
Contabilidade para promover, prevenir e garantir procedimentos éticos
corporativos?
O
Gestor necessita ser proativo, incentivar as políticas internas éticas
institucionais, garantindo o seu desenvolvimento, de forma que considere
aspectos como:
- A missão institucional;
- O ambiente interno e externo;
- Os diferentes agentes, como gestores,
funcionários, fornecedores, clientes, terceirizados, sociedade externa e outros;
- A legislação;
- A cultura da empresa, além da cultura local,
regional e nacional;
- As mudanças tecnológicas e sociais.
Neste contexto os gestores têm um papel
fundamental e como exemplo de ações efetivas a serem implantadas destacam-se:
- Elaboração de demonstrações contábeis que
respeitam as normas e que contribuam efetivamente com a empresa.
- A compreensão da necessidade de transparência
ética organizacional, com a contabilidade contemplando aspectos sociais,
ambientais e econômicos.
- Elaboração de políticas de Governança
Corporativa.
- Políticas preventivas de ética institucional,
como a elaboração de um código de conduta com a participação e
representatividade de diferentes stakeholders.
- Projetos efetivos sociais e ambientais, com
políticas inclusivas e sustentáveis.
Todas
estas ações necessitam de muito preparo dos profissionais e capacidade de
inovação e uma compreensão sistêmica.
Estes
aspectos transformam o ambiente social, valorizando profissionais que antecipam
a mudança e que tem um papel efetivo de construção da sociedade.
*Prof.
Dr. Fernando de Almeida Santos é Conselheiro Notável do
ICBR, além de Coordenador e Professor do Mestrado Profissional em Ciências
Contábeis, Controladoria e Finanças da PUC-SP. Autor de diversos livros entre
eles: Ética Empresarial - Políticas de Responsabilidade Social em 5 Dimensões:
Sustentabilidade, Respeito à multicultura, Aprendizado contínuo, Inovação e
Governança Corporativa da Editora Atlas.
http://www.fernandoasantos.com.br
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